
Vithorya, 19. Praça Getúlio Vargas – 16 de dezembro de 2024: momentos antes de uma tempestade.
A Plataforma Digital de Memória de Nova Friburgo é um projeto dedicado à pesquisa e catalogação de materiais fílmicos e fotográficos de Nova Friburgo, do estado do Rio de Janeiro, do Brasil e até de acervos internacionais. Nosso objetivo é mapear o que existe e onde, criando um banco de dados robusto para futuros usos, como pesquisas acadêmicas, projetos culturais e licenciamento de conteúdo.
Além disso, a plataforma oferece um espaço para que a comunidade compartilhe suas próprias memórias, seja através do site ou de nossa cabine itinerante, que percorrerá a região para captar depoimentos e histórias, inspirada em iniciativas como o Museu da Pessoa. Cada memória compartilhada contribui para enriquecer nossa compreensão coletiva da história local e além.
Estamos realizando um chamamento público para que pessoas e instituições compartilhem seus acervos pessoais. Se você tem fotografias, filmes ou documentos que guardam histórias que clamam para ser contadas — aquelas histórias que esperam, em silêncio, por um lugar para serem ouvidas — entre em contato conosco e faça parte dessa troca de memórias que, em algum momento, precisam ser reveladas.

Vithorya, 19. Praça Getúlio Vargas – 16 de dezembro de 2024: momentos antes de uma tempestade.

Foto minha quando criança em frente ao prédio em que minha tia morada na antiga rua do ABC; depois Extra, agora Supermarket.

Início dos anos 90. Foto em árvore, com os colegas da época, a caminho da Catarina Pai. Nesse dia, acampamos lá. Fizemos fogueira, levamos vinho; esquentamos o vinho na fogueira dentro de caixinha de leite moça! Ficou marcado na memória.

Conheci Nova Friburgo quando mais novo acampando no Camping Clube do Brasil em Debossan. Mudei de vez para cá a 3 anos e acabei realizando o desejo que tinha de pintar telas.

Eu vim a 10 anos para Nova Friburgo, morando no chapéu da Bruxa, acordei de madrugada, eram umas 4nda manhã e me deparei com essa imagem!

João Côrtes Teixeira